O que é o Tratamento Endodôntico/Desvitalização?
Para compreender melhor o tratamento endodôntico, existe a necessidade de entendermos a anatomia interior do dente. Dentro do dente, por baixo da camada mais exterior (esmalte) e da mais interior (dentina), existe um tecido mole, composto por capilares sanguíneos e extremidades nervosas, a Polpa dentária. A polpa, que se estende desde a coroa dentária até à extremidade das raízes do dente, é responsável
pela vitalidade do dente, proporcionando as sensações de frio e a calor e permitindo ao dente defender-se de ataques exteriores, de que os agentes cariogénicos são exemplo. O Tratamento endodôntico/endodontia consiste em eliminar todo tecido da polpa dentária e substituí-lo por um material borrachoide que vai selar o dente, impedindo contaminação bacteriana.
Por que razão preciso de fazer uma Endodontia?
O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa dentária está inflamada ou infetada. Esta inflamação/infeção pode ter várias causas: cárie extensa, fratura dentária, lesões periodontais extensas, ou pode ser idiopática (sem causa conhecida). Se o procedimento não for feito a tempo, pode originar dores fortes e originar processos apicais e abcessos dentários.
Como sei que preciso de uma endodontia?
O diagnóstico e a escolha do tratamento estarão sempre a cargo do Médico Dentista, no entanto, sensibilidade exacerbada pelo frio e pelo quente, bem como dores à mastigação, ou descolorações do dente são sinais a que os pacientes devem estar atentos.
Os Dentes desvitalizados ficam mais frágeis?
Diversos estudos mostram que, apesar de os dentes desvitalizados fraturarem mais que dentes sãos, o tratamento endodôntico não é o responsável pela maior fragilidade do dente. A fragilidade deve-se ao facto de os dentes que necessitam de uma endodontia estarem já acometidos por outros problemas como, por exemplo, cáries extensas e problemas periodontais - estes, sim, responsáveis pela fragilidade do dente.
Como aumento a resistência desses dentes?
A escolha do melhor método de restauração em conjunto com o seu dentista vai permitir que o seu dente desvitalizado tenha uma resistência semelhante a qualquer outra peça dentária.